Cachimbos/Chanupas/Pipas Wankan



















































































































































































































As peças podem ser confecçionadas tradicionalmente ou de acordo com signos pessoais de seus portadores.































































Cachimbo Sagrado (Flor do Campo)





















Fornilho em Ceramica, cano de bambú, rami, saquinho de tabaco em couro.





















Cor: Branco, verde





















Tamanho: Aprox.:45 cm














































































































Cachimbo do Mago

Fornilho de cerâmica de alta temperatura, cano de bambú, couro, rami e cristal de quartzo.
Cor: Marrom e verde
Tamanho aprox.:50 cm





Chanupa Wankan com Suástica Antakarana

Fornilho de cerâmica de alta temperatura, cano de bambú, couro, rami, cristal de quartzo e penas.
Cor: Marron avermelhado e branco
Tamanho aprox.: 45 cm





Chanupa Wankan com Símbolo da Lua Tríplice

Fornilho de Cerâmica de alta temperatura, couro, cano de bambú, rami, cristal de quartzo e penas.
Cor: Marrom, verde e prata
Tamanho aprox:35cm





Cachimbo Sagrado

Fornilho de Cerâmica sem encaixe, cano de bambú, rami,couro, penas.
Cor: Marrrom,preto e verde
Tamanho aprox.: 38 cm













Pipa de Argila(sem queima)com Símbolo da Lua Tríplice e cano de bambú
Tamanho aprox.: 35 cm











O Ato Sagrado de Consagrar o Tabaco


O Cachimbo Sagrado

"Desde o momento em que a Grande Mulher Novilho Búfalo Branco apareceu à Nação Sioux, o Cachimbo vem sendo considerado uma Cura Sagrada, partilhada entre os Irmãos e Irmãs da América Nativa. Trata-se de uma forma de oração, que nos permite falar a verdade e curar relacionamentos feridos ou rompidos.

Nós recebemos o Cachimbo para poder enviar nossas preces e manifestar nossa gratidão ao Grande Mistério e para simbolizar a Paz entre todas as Nações, Tribos e Clãs. O fornilho do Cachimbo representa o aspecto feminino de todas as coisas vivas e o tubo é o símbolo do aspecto masculino em todas as formas de vida. O simples ato de colocar o tubo no fornilho simboliza união, criação e fertilidade.

Quando o Cachimbo está abastecido, cada pitada de Tabaco é abençoada, assim como cada ramo de Nossos Parentes é convidado a entrar no Cachimbo na forma de espírito para poder ser honrado e fumado. Honramos a Mãe Terra, o Pai Céu, o Avô Sol, a Avó Lua, as Quatro Direções, o Povo-em-pé (árvores), O Povo de Pedra, os seres de asas, os seres de barbatanas, os de quatro patas (animais), os rastejantes (insetos) a Grande Nação das Estrelas, Os irmãos e Irmãos do Céu, os povos subterrâneos, os seres do Trovão, os Quatro Espíritos principais (Ar, Terra, Água e Fogo) e todos os seres de Duas Pernas da família humana.

Ao fumar o Cachimbo, é de suprema importância que cada pitada de tabaco colocada no fornilho seja fumada. Cada floco de tabaco assumiu um espírito em seu corpo e é honrado como sendo a essência de Todos os Nossos Parentes em sua forma. Se o fogo, que é parte da Eterna Chama da Vida, não toca nem incendeia o tabaco, o espírito que está lá dentro não pode ser libertado em fumaça. Se a fumaça não é aspirada pelo corpo, os espíritos de Nossos Parentes e de nossos Ancestrais não podem entrar em comunhão conosco. Esvaziar um fornilho que não foi totalmente fumado é cometer um grave erro e desonra os espíritos que vieram fumar conosco. O uso irresponsável do Cachimbo Sagrado pode prejudicar a boa vontade dos espíritos em vir nos assistir na nossa busca de unidade.

A fumaça que sai do Cachimbo representa prece visualizada e nos lembra do espírito presente em todas as coisas. Compreendemos que toda a vida provém do Grande Mistério e retornará a essa fonte original. Graças a essa compreensão. Graças a essa compreensão, sabemos que estamos todos juntos seguindo o mesmo trajeto, caminhando juntos em cada parte do Elo Sagrado ou da Roda da Vida.

Toda vez que partilhamos o mesmo Cachimbo descobrimos a união com Todos os Nossos Parentes. A essência de toda criatura viva penetra em nós quando a fumamos e passamos a carregar seus espíritos dentro de nossos corpos. Somos lembrados de que a harmonia é alcançada através da união sagrada com todos os seres que nos cercam. Nunca pensamos que o espírito de qualquer forma de vida possa estar fora de nós mesmos, já que através do Cachimbo pedimos a eles que entrem em nosso Ser e dividam nosso próprio Espaço Sagrado e nossa experiência de vida.

Os aspectos do ensinamento do Cachimbo que simbolizam a Paz são multifacetados. No mundo moderno muitas vezes olhamos para a paz como ausência de guerra, mas a Paz representa muito mais do que isto, dentro do nosso modo nativo de pensar. A paz é um modo de agir, saber, criar, ouvir, falar e viver. Em todas as circunstâncias a paz vem do interior de nosso próprio Ser. Essa paz resulta do equilíbrio de reconhecer e honrar as polaridades macho/fêmea, ensino/aprendizagem, humildade/orgulho e todos os outros aspectos do viver em harmonia. Não é algo que possa ser pesado, exceto pelo nosso próprio Ser. Se tivesse que haver uma medida, ela seria determinada pela capacidade do coração de permanecer aberto, sereno e livre de receios."

(Extraído de Cartas do Caminho Sagrado – de Jamie Sams.)

2 comentários:

Anônimo disse...

Quanto entre em contato email
Jonatps@hotmail.com

Unknown disse...

Como faço para encomendar, valores e onde posso retirar?